Sobre Cássio Cunha Lima

Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1963, filho do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal Ronaldo José da Cunha Lima e de Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima. Cursou Direito na Universidade Regional do Nordeste, onde presidiu o Centro Acadêmico Sobral Pinto, e formou-se em 1991, na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

Em 1996, tornou-se vice-líder do bloco formado pelo PMDB, PSD e Partido Social Liberal (PSL). Durante o ano, votou a favor da reforma da previdência e da recriação do imposto do cheque, que perdeu a denominação de Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) e ganhou o novo nome de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

No pleito de outubro voltou à prefeitura de Campina Grande, na legenda do PMDB, e assumiu a prefeitura em janeiro de 1997. E nas eleições municipais de 2000, Cássio tornou-se pela terceira vez prefeito de Campina Grande, ainda pelo PMDB, com 71,35% dos votos válidos. Em março de 2001 os Cunha Lima migraram para o PSDB.

Governador da Paraíba em 2002, foi reeleito em 2006, mas este último mandato não concluiu por decisão da Justiça Eleitoral, proposta pelo adversário, José Maranhão.

Em 2010, disputou uma vaga para o Senado e saiu vitorioso para exercer o mandato no período de 2010-2018.

Em 2015 tornou-se líder do PSDB no Senado Federal em 2015 e foi um dos defensores do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2017 foi eleito 1.º vice-presidente do Senado Federal na chapa do presidente eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Segundo o portal “Biografia de Políticos”, como governador da Paraíba, tem, entre as suas realizações, “a universalização do o ensino médio, a redução da dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas quando o Estado e o cumprimento de todas as metas fiscais estabelecidas pelo ministério da Fazenda. Expandiu e concedeu autonomia à Universidade Estadual da Paraíba, duplicou o índice de saneamento básico do estado, promoveu 27 concursos públicos e sancionou 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores e a Paraíba alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional”. A página diz, ainda, que “no período de governo de Cássio, a Paraíba foi um dos estados do país que mais aumentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A geração de emprego foi recorde histórico a exemplo das exportações estaduais. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram as suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias. E que “ com 4.088.711, Cássio Cunha Lima é, até 2018, o político mais votado da história da Paraíba”.

Comments

Popular posts from this blog

A influência de Cássio Cunha Lima Odebrec ht como prefeito de Campina Grande

Cássio Cunha Lima revela grande concurso

Cássio Cunha Lima ordena distribuição transparente de sementes